sexta-feira, 29 de abril de 2011


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
É preciso entender que informática é um mecanismo de apoio na escola que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas pela sociedade
Informática na escola não se resume em apenas conectar-se na internet, usar um editor de texto ou fazer planilhas
A informática na escola pode ser dividida em duas grandes áreas:
Informática técnica: que vai mostrar os mecanismos utilizados para operações, analisar diversos sistemas de apoio ou equipamentos que possam então levar o indivíduo à utilização
Informática pedagógica: vai estar presente em sala de aula, mediada pelo professor para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, utilizando o computador e softwares específicos das disciplinas, propondo para o aluno um modelo diferente de aprendizado
INFORMÁTICA EDUCATIVA
A relação cada vez mais íntima, entre informática e educação vem mostrar que a difusão, em larga escala, de computadores em setores estratégicos da sociedade impõe uma real mudança na formação de novas competências técnico-práticas e emancipatórias para a comunidade escolar
A informática possui uma indubitável (não resta dúvida) contribuição na construção de uma nova sociedade
 
Educar para as mídias implica percebê-las além das práticas meramente instrumentais de manipulação das mesmas, caracterizando o tecnicismo redutor e acrítico]
Praticar uma educação para as mídias só é possível se houver uma qualificação na formação de professores, uma mudança efetiva no sentido de superar o caráter redutor(na utilização) da tecnologia educacional, sem perder suas contribuições
Quanto à utilização da informática na educação, encontramos diversas abordagens que a permeiam, desde sua perspectiva instrutiva, interconectiva, virtual e a psicopedagógica
Leitura da nota página 183
INFORMÁTICA INSTRUTIVA/COGNITIVA
Ensinar a criança a pensar
Linguagem de programação LOGO – desenvolvida década de 60-
A criança passaria a usar o computador para trabalhar e pensar
Ênfase dada por Papter sobre os estudos da linguagem Logo se encerra na visão de que o computador, enquanto ferramenta de programação, possibilita o desenvolvimento cognitivo da criança
INFORMÁTICA INTERCONECTIVA
Acesso à informação
Escola preparar o indivíduo para viver na atual sociedade informatizada e conectada
Papel criativo no uso das ferramentas
Comunicar-se com diversas pessoas conectadas na rede, desenvolver pesquisas através de consulta aos textos e hipertextos na internet, disponibilizar uma página pessoal criando uma identidade dentro da rede, estes são alguns dos projetos que se desenvolvem nas escolas
A internet vem ocupando um lugar na educação caracterizado como uma estratégia democrática de expressão para os alunos quando orientado pelos professores e pelas professoras
Manipular as tecnologias e as informações passam a ser uma competência que associa a habilidade técnica à crítica e à reflexão
Dicas página 185, fazer leitura
INFORMÁTICA VIRTUAL
Não se pode afirmar que os avanços tecnológicos sejam acompanhados no mesmo ritmo pela educação
Leitura nota página 186.
INFORMÁTICA PSICOPEDAGÓGICA
Pesquisas revelam que alunos que passaram pelo ambiente de aprendizagem enriquecido pelo computador não sofreram reprovação
É explorada pela psicopedagogia a utilização da informática para pessoas portadoras de necessidades especiais
Pesquisas que observam a produção de formas de interatividade e sociabilidade, centrando –se no plano psicoafetivo e social na utilização do computador.
METODOLOGIA WEBQUEST (PESQUISA NA INTERNET)
A Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web
A utilização de software no âmbito educacional é desejável, auxiliando o professor em relação à qualidade e ao tempo de aprendizagem do aluno, pois ajuda a tornar o ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem
O software deve ser uma ferramenta que complemente, aperfeiçoe e se possível melhore a qualidade de ensino não devendo transformar em uma maneira simplesmente de informatizar o ambiente educacional
Para que a metodologia funcione, o professor precisa pesquisar na internet o assunto a ser ensinado antes de passar o trabalho de pesquisa aos alunos
É necessário aprender técnicas de pesquisas eficazes na internet e garimpar aquilo que precisa, podendo elaborar uma situação, um problema a ser resolvido, que instigará os alunos na busca da informação
As seções- leitura páginas 189,190
A EDUCAÇÃO E ATECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A escola não poderá se mostrar indiferente em relação às alterações tecnológicas e novidades em hardware e software
A maioria das escolas se rotula construtivista ou cognitivista, no entanto acabam usando a tradicional
Professores apresentam resistência em utilizar o computador e as novas tecnologias em sala de aula
Professores com falta de interesse e comodismo de outros professores, pois atividades com maior interação dos alunos exigirão maior preparação dos conteúdos a serem ministrados
Professores com medo da mudança, medo do novo, medo que seja apenas modismo e que caia no esquecimento
Esses três fatores aliados impedem o avanço da informática na escola
É preciso rever os valores e concepções atuais, estando aptos e preparados perante a responsabilidade de educadores
Leitura dos principais pontos do livro "O Paradigma Educacional Emergente" página 193
O professor deveria tornar-se o facilitador do aprendizado, conduzindo os alunos de forma individualizada, à busca própria do conhecimento
Dentro deste novo paradigma escolar, a ênfase passaria a ser na intercomplementeridade das disciplinas
Quadro negro substituído pela tela do computador, giz pelo mouse.
O mundo real se transformaria na realidade virtual das telas dos computadores
A escola deixaria de ser um ambiente chato, obsoleto, ultrapasado e assemelhar-se-ia mais ao mundo que a criança realmente vivencia fora da escola, cercada de estímulos virtuais.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Recado

Srs. Alunos,
Não se esqueçam que dia 15, próxima sexta-feira,  faremos Avaliação Individual sem consulta-Unidade 2.
Bom estudo a todos!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atividades do caderno de estudo pg 85

1 Para que serve o Sistema Operacional?
R.: Respostas possíveis:
1) Serve para que outros programas possam ser carregados.
2) Gerencia os recursos de hardware da melhor forma possível.
3) Permite a execução de funções básicas para que os programas de
computador, como por exemplo editores de textos, planilhas eletrônicas
e editores de apresentação, possam funcionar com maior facilidade, de
modo que tais programas não precisem conhecer detalhes da máquina para
poderem funcionar.

2 Cite alguns Sistemas Operacionais existentes no mercado.
R.: Windows, Linux, Mac OS, Solaris.
3 Identifique em seu computador o Desktop.
R.: A área de trabalho, mais conhecida como DESKTOP, em cada
computador pode estar configurada de forma diferente, dependendo do
gosto do usuário.

4 Verifique se em seu Sistema Operacional há opções que permitam ocultar
alguns itens, como: Barra de Tarefas, Barra de Menus, Dock.
R.: A barra de tarefas fica oculta, apenas é apresentada quando passamos
com o mouse por cima dela.

5 Crie um atalho no seu Desktop para acessar o seu navegador de
internet.
R.: Para criar um atalho para o programa Internet Explorer, clique com o
botão direito do mouse sobre o desktop e em seguida selecione novo atalho
e preencha a linha de comando digitando: C:\Arquivos de programas\Internet
Explorer\IEXPLORE.EXE, ou clicando no botão procurar e localizando o
mesmo. Feito isto, clique em avançar, preencha o nome para o atalho e
pronto, está concluído.

6 Clique com o botão direito do mouse sobre o Desktop e verifique as opções
apresentadas.
R.: Estas são algumas opções que são apresentadas:
• Organizar ícones: apresenta diversas formas para organizar os ícones da
área de trabalho.
• Atualizar: efetiva as atualizações das configurações da área de trabalho.
• Colar: caso tenha algum arquivo na área de transferência e deseja colar
na área de trabalho.
• Colar Atalho: para efetivar a colagem de atalhos que estejam na área de
transferência.
• Novo: para criar nova pasta ou novo atalho.
• Propriedades: Para alterar as configurações de sua área de trabalho.

7 Abra algum programa de Editor de Texto e identifique os objetos que
compõem as janelas.
R.: As opções apresentadas são as seguintes:
• Exibir (ícones grandes ou pequenos na barra de tarefas).
• Abrir pasta na barra de tarefas (podemos deixar ícones organizados em
pastas).
• Mostrar texto (para os ícones apresentados podem ser mostrados os textos
que os acompanham).
• Mostrar título (para os ícones apresentados podem ser mostrados os
nomes).
• Fechar barra de ferramentas.
• Barra de ferramentas (podemos organizar as barras de ferramentas que
gostaríamos que ficassem visíveis na barra de tarefas).
• Janelas em cascatas (para apresentar as janelas dos programas ativos em forma de cascata).
• Janelas lado a lado horizontalmente.
• Janelas lado a lado verticalmente.
• Mostrar a área de trabalho (não necessitamos fechar os aplicativos para
verificarmos a área de trabalho, podemos clicar nesta tarefa).
• Gerenciador de tarefas (ativa o gerenciador de tarefas ou processos
ativos).
• Bloquear a barra de tarefas (evita que se mude se estiver bloqueada).
• Propriedades (configurações das propriedades da barra de tarefas).

8 Para que serve a barra de títulos em uma janela?
R.: A barra de títulos mostra o nome do arquivo e o nome do aplicativo que
está sendo usado naquele instante.

9 Altere as configurações de seu mouse.
R.: Caro(a) Professor(a)-Tutor(a) Externo(a), verifique se os acadêmicos
seguiram os passos descritos no Caderno de Estudos.

10 Crie uma nova pasta com nome “Brasil” em seu computador dentro do
Desktop.
R.: Abra MEUS DOCUMENTOS a partir da área de trabalho e siga os
seguintes procedimentos:
● Abra a pasta ou unidade de disco que deverá conter a nova pasta que
será criada.
● Clique no menu Arquivo / Novo / Pasta.
● Aparecerá na tela uma Nova Pasta selecionada para que você digite um nome.
● Digite o nome e tecle ENTER.
● Pronto! A pasta está criada.

11 Mude o nome da sua pasta de “Brasil” para “Uniasselvi”.
R.: Para alterar o nome de arquivos ou pastas, proceda da seguinte forma:
● Clique no arquivo ou pasta que você deseja renomear.
● Em tarefas de arquivo e pasta, clique em renomear este arquivo ou
renomear esta pasta.
● Digite o novo nome e pressione ENTER.
A maioria dos programas não pode interpretar nomes de arquivos longos.
O limite dos programas que não oferecem suporte aos nomes de arquivos
longos é de oito caracteres. Os nomes de arquivo não podem conter os
seguintes caracteres ou símbolos: \ / : * ? “ < > |.

12 Insira um CD e verifique os arquivos lá gravados.
R.: Geralmente quando inserimos um CD ou DVD, o sistema operacional já
nos apresenta um menu solicitando o que desejamos fazer. Porém, também
podemos verificar o conteúdo do CD abrindo-o através do ícone MEU
COMPUTADOR.

13 Mude seu Desktop inserindo novo plano de fundo.
R.: Podemos fazer as mudanças alterando as propriedades de vídeo. Para
você utilizar esta opção, basta clicar com o botão direito do mouse na área
de trabalho (desktop) e selecionar as guias que serão detalhadas.

14 Para que serve painel de controle, centro de controle ou preferências do
sistema?
R.: A finalidade das ferramentas de acessibilidade fornecidas com o
Windows é proporcionar um nível mínimo de funcionalidade aos usuários
com necessidades especiais.

15 Peça ajuda ao seu Sistema Operacional e procure por “redes”.
R.: A tecla F1 é utilizada para tirar dúvidas sobre tudo o que o Windows
oferece de tarefas.

16 Qual a origem da internet?
R.: Converse com seus acadêmicos sobre a importância da internet como
ferramenta de pesquisa e comunicação.
A tecnologia e os conceitos fundamentais utilizados pela internet surgiram dos
projetos conduzidos ao longo dos anos com a ARPAnet (ARPA: Advanced
Research Projects Agency), um projeto experimental do Departamento
de Defesa Norte-Americano, que interligava pesquisadores com centros
de computação remotos. Algumas redes experimentais conectaram-se à
ARPAnet utilizando-se de rádios e satélites (RAMALHO, 2000).
No auge da Guerra Fria, os cientistas queriam uma rede que continuasse
funcionando em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central
da internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há
um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam se
comunicando.
O nome internet, propriamente dito, surgiu mais tarde, quando a tecnologia
da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios,
primeiro nos EUA e depois em outros países (RAMALHO, 2000).

17 Procure acessar um site de busca e localize o texto “Leonardo da Vinci”.
R.: Existem diversos sites de buscas na Internet, observe alguns:


18 Quais os domínios organizacionais mais conhecidos?
R.: Domínios organizacionais ajudam na identificação dos sites. Os mais
conhecidos são:
● com = entidades comerciais.
● edu = instituições educacionais.
● gov = instituições governamentais não militares.
● int = instituições internacionais (NATO).
● mil = instituições militares.
● net = recursos de redes de comunicação.

19 Para que serve e o que é http?
R.: HTTP - HyperText Transfer Protocol: protocolo utilizado para transferir
documentos pela internet.

20 Quais são os serviços disponíveis na internet?
R.: Os serviços disponíveis na internet são processos que nos permitem
executar outros processos ou programas de maior interação com o
usuário.
WWW: World Wide Web. É onde o usuário navega a maior parte do tempo em páginas criadas pelas empresas e outros usuários.
Correio Eletrônico: Troca de informações e mensagens com outros
usuários conectados à rede.
Newsgroup: Permite a troca de informações sobre assuntos de mesmo
interesse.
FTP: File Transfer Protocol. Permite a cópia de arquivos e programas que
estão na internet para o seu computador ou vice-versa. É a transferência de
arquivos, localizados em computadores remotos.
Telnet: Permite a conexão e interação com computadores remotos,
simulando um terminal, pelo protocolo telnet.
IRC: Internet Relay Chat. É conhecido como o bate-papo na internet. Várias
pessoas se encontram em “salas” virtuais e conversam em tempo real.
Vídeo e Audioconferência: Duas ou mais pessoas podem se comunicar
ao mesmo tempo em que visualizam o interlocutor. Para isso é necessário
possuir microfone, câmera de vídeo e placa de som.

21 Como você faz para enviar e receber e-mail?
R.: Uma vez carregado o programa de e-mail, que no nosso caso é o Outlook
Express, o procedimento básico para enviar e-mail é o seguinte:
● Clicar no botão Criar e-mail. Uma nova janela será aberta e nela será
necessário digitar o destinatário no cabeçalho “Para:”.
● No campo “Assunto:” (opcional) digite o assunto da mensagem.
● Na área inferior da tela digitar o conteúdo da mensagem.
● Clicar no botão enviar.
Quando alguém lhe envia mensagens, elas permanecem armazenadas no
seu provedor até que você as leia ou as transfira para o seu micro.
Para ler as mensagens você precisa se conectar à internet e abrir o programa
de e-mail. Como padrão, as mensagens são armazenadas na Caixa de
Entrada, que é a sua caixa postal padrão. Caso você possua mais de uma
conta de e-mail, você poderá criar outras caixas postais através do menu
Ferramentas/Contas. Depois é só criar uma regra de mensagens para desviar
o e-mail para a caixa postal correta através da opção Ferramentas/Regras
para mensagens.

22 Quais os passos para enviar um e-mail com cópia para outra pessoa?
R.: Utilizando o cabeçalho “cc:” ou “cco”.
No campo CC (Cópia Carbono) você poderá informar um outro e-mail
para o qual desejar enviar uma cópia da mensagem, além do destinatário
já especificado ou um outro e-mail do próprio destinatário para facilitar a
recepção da mensagem por parte dele.
O campo CCO (Cópia Carbono Oculta) serve para podermos indicar um
outro endereço para o qual queremos enviar uma cópia da mensagem sem
que esse endereço apareça para outros destinatários.

Atividades do caderno de estudo pg 34

1 Em quais tarefas as tecnologias da informação podem nos auxiliar?
R.: Em quase todas as tarefas diárias, nas atividades profissionais, nas
atividades domésticas, no lazer e no entretenimento, na escola e muito
mais. Veja alguns exemplos:
• Na escola: No controle das atividades dos alunos, como notas, presenças,
aprovação. Nas pesquisas para elaboração de atividades. Nos laboratórios,
como ferramentas de aprendizado.
• Em casa: No uso de equipamentos de comunicação como TV, rádio, telefone
e internet. No uso de equipamentos com controles eletrônicos, como
portões, forno micro-ondas, alarmes, circuito de TV. No entretenimento,
como jogos eletrônicos e chat na internet.
• No passeio: No controle de trânsito, como sinaleiras, lombadas,
sinalizadores, no controle de frota de ônibus, passagens aéreas, controles
de voos, localização por satélites.
• No trabalho: No uso de programas para os controles administrativos, de
segurança, de comunicação e finanças.

2 O que é o ábaco?
R.: O ábaco, que surgiu no ano 3000 antes de Cristo, marca o início dos
computadores. A partir daí as pessoas começam a usar um dispositivo para
fazer cálculos matemáticos.

3 Defina informática.
R.: A informática é um ramo do conhecimento que nasceu da necessidade
de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, principalmente
de cálculo e gerenciamento de informações.
A informática é um ramo do conhecimento que trata as informações
mediante o uso de computadores e dispositivos de processamento de
dados.

4 Em que ano surgiu o primeiro computador eletrônico?
R.: O primeiro computador eletrônico para propósitos gerais surgiu no ano
de 1943 e foi chamado de ENIAC.

5 Defina Hardware.
R.: Hardware é a parte física do sistema informatizado. É o conjunto de
circuitos eletrônicos, chips, placas e demais dispositivos.

6 Defina Software.
R.: Software é a parte lógica do sistema informatizado. São os programas.
7 Como é composto um sistema de computação?
R.: Um sistema de computação é composto por três elementos
fundamentais:
Hardware – parte física.
Software – parte lógica.
Peopleware – as pessoas envolvidas.

8 Defina o tipo de computador PDA.
R.: Os PDAs (Personal Digital Assistent) são aqueles computadores de mão
que dispensam o uso do teclado para a entrada de dados, porque utilizam
uma caneta especial.

9 Qual a diferença entre dado e informação?
R.: Dado é um elemento conhecido, mas, de forma desorganizada, e
informação é o resultado da transformação desses dados em algo que
possamos compreender.

10 O que significa CPU?
R.: CPU (Central Process Unit) é o chip principal do computador, chamado
de PROCESSADOR. É o cérebro de um computador.

11 Quais os tipos de memórias existentes?
R.: Os tipos de memórias existentes são:
Memória Principal: permite leitura e gravação.
Memória Secundária: permite armazenamento permanente.
Memória ROM (Read Only Memory): memória apenas de leitura.
Memória Cache: usada para acelerar o processamento.

12 O que é a memória ROM?
R.: Memória ROM (Read Only Memory) é a memória de leitura. É incorporada
ao computador para fazer a carga de informações necessárias para fazê-lo
funcionar, no momento em que é ligado.

13 O que é um byte?
R.: Byte (Bynary Term) é o conjunto de 8 bits. É a unidade padrão de medida
na informática. Com um byte podemos representar uma letra.

14 Quantos bytes têm um Gigabyte?
R.: Um Gigabyte tem 1.073.741.824 bytes.

15 Qual a finalidade dos dispositivos de entradas de dados?
R.: Os dispositivos de entrada de dados têm a finalidade de permitir a
inserção de dados no computador.

16 Para que serve o dispositivo pendrive?
R.: O pendrive é um dispositivo de armazenamento, sua conexão com o
computador é feita através de entrada USB (Universal Serial Bus), e serve
para copiar dados – igualmente ao disquete, mas com maior capacidade de
armazenamento.

17 Cite alguns dispositivos de saídas.
R.: Dispositivos de saída: impressora; monitor de vídeo; plotter; caixa de
som.

18 Quais os tipos de softwares existentes?
R.: Os tipos de softwares existentes são: softwares básicos; softwares
aplicativos; softwares utilitários.

19 Cite alguns exemplos de softwares aplicativos.
R.: Alguns exemplos de softwares aplicativos: Editor de Texto Word; Planilha
Eletrônica Excel; Navegador Internet Explorer; MSN Messenger.

20 Como podemos evitar que um vírus eletrônico se instale em nosso
computador?
R.: Podemos evitar que um vírus eletrônico se instale em nosso computador
tomando os seguintes cuidados:
Não utilizar programas piratas.
Antes de instalar um programa, certificar-se de que ele não esteja
contaminado.
Proteger os dispositivos de armazenamento contra gravação.
Não baixar da internet programas ou jogos sem conhecer para que
servem.