quinta-feira, 24 de março de 2011

Um resumo para meus queridos alunos ; )

Educação no Primeiro e Segundo Império

►Ed. Elementar (primária) – Teve pouco incentivo do império. Os professores eram mal remunerados e não tinham formação adequada, não existiam espaços adequados nem material pedagógico.

►Ed. Secundária – Não era muito diferente do ensino elementar, tinha como objetivo preparar o aluno para o ensino superior, era necessário ter o ensino elementar para entrar no ensino secundário. As famílias abastadas possuíam tutores contratados. (verificar quadro da pg. 118)

►Ed. Superior – Para entrar no curso superior os jovens brasileiros deviam atravessar o Atlântico para dirigir-se as instituições européias, no Brasil não existiam cursos superiores, o que existiam eram seminários que formavam padres. Alguns cursos de direito, agricultura, mineralogia e engenharia militar. No período imperial não foram fundadas universidades, elas só surgiram no Brasil no século XX, pois até então só existiam cursos técnicos, como: enfermagem, costura, desenho, pedagogia etc.


A Educação e o contexto histórico do Brasil imperial
►Na época do período imperial a Ed. Primária e Secundária era de responsabilidade das províncias imperiais que possuíam poucos recursos e para piorar a situação eram instaladas nas capitais provinciais o que dificultava o acesso da maioria da população.


A Educação no período republicano
►Inicia-se com a proclamação da república em 1989 e estende-se até os dias de hoje.
►Os primeiros avanços direcionados a educação brasileira surgiram em 1934 com a homologação da segunda Constituição da República.


A primeira república e os desafios da educação
►Pouco se foi feito pela educação durante a primeira república.
►A luta entre o regime regular (que era regulamentado por decretos do poder executivo) e o regime de parcelados (sempre protelado por leis do legislativo), atendendo interesses particulares que pretendiam facilitar o acesso ao ensino superior.

►Governo federal é quem controlava e regulamentava o ingresso nos cursos superiores.
►Os estabelecimentos estaduais e particulares que seguissem as normas federais seriam equiparados ao colégio Dom Pedro II, com direito a ingressar nos cursos superiores sem novos exames.
►Os conteúdos ministrados tiveram redução de carga horária dedicada às Humanidades e aos Estudos Sociais dando prioridade a área das exatas e das ciências.


As mudanças educacionais promovidas pela revolução de 1930
►Primeira medida: cria o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação dos Estados. Com a criação do Ministério amplia o desenvolvimento da educação nacional objetivando melhorar a educação popular; desenvolver os instrumentos destinados a unificar, disciplinar e proporcionar a articulação e integração aos sistemas isolados estaduais; estabelecer os mecanismos destinados a promover o relacionamento federal com os diversos sistemas.
►Em 1932 um grupo de educadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, cujo objetivo era reconstrução da educação no Brasil (ver quadro da pg. 132).
A Constituição de 1934 foi a primeira a incluir um capitulo sobre a educação (quadro da pg. 133).


O nascimento da Universidade no Brasil
►A primeira universidade do Brasil nasceu em 1934, com a instalação da universidade de São Paulo.
►Com a criação do ensino universitário nasce uma massa critica, que em muitos momentos se volta contra o estado.


República Populista e a Educação – 1945/1964
►Foi uma época importante, ocorreram eleições diretas em todas as esferas da política (de vereador a Presidente da República).
►Foram os chamados “Anos Dourados”.
►Com o crescimento do PIB começa a construção de Brasília, a frase que resume esse período “Cinquenta anos em Cinco”.
►No campo educacional a participação popular avançou; a LDB, promulgada em 1961, foi discutida por 13 anos no Congresso Nacional (todas as outras leis foram impostas).
►Neste período destaca-se a educação popular especialmente a de alfabetização de adultos, destaque ao método de Paulo Freire.
►Com a carta constitucional de 1946, foi restabelecida a democracia no Brasil, a nova Constituição trouxe grandes mudanças na educação formal brasileira “[...] a educação como direito de todos, a escola primaria obrigatória...”
►Surgiram neste período diversas campanhas para aprimorar a educação no Brasil.
(ver quadro da pg. 137)


A Educação Popular – O Método de Paulo Freire
►O Programa Nacional de Alfabetização foi instituído em 1963, às vésperas da revolução de 1964.
►Esse programa tinha como suporte teórico o método de Paulo Freire, maior pedagogo da época.
►No dia 1º de abril de 1964, os militares tomaram o poder e abortaram o projeto. (pg. 138).

A Ditadura Militar e a Educação – 1964/1985
►Ocorreu a renúncia de Jânio Quadros em 1961.
►Ocorreram mudanças no sistema de governo (de 1961 – 1963), acelerou-se a inflação e a radicalização das posições políticas (ver quadro da pg. 139).
►O período da ditadura militar é o caráter anti democrático da educação, a proposta era manter a sociedade no seu imobilismo.


Redemocratização – Nova República (1985)
►Em 1984 ocorreram a campanha pelas diretas.


O Contexto da Educação na Nova República
►No início desta década enfraquece a ditadura militar. A sociedade exige o retorno da democracia.
►Em 1985 toma posse o primeiro governo civil.
►Com a morte de Tancredo Neves Assume José Sarney, que não propôs mudanças significativas ao povo brasileiro.
►As mudanças só se efetivaram em 1989, com as eleições diretas para presidência da República (ver quadro da pg. 146).


A Educação na Constituição de 1988
►É promulgada em 5 de outubro de 1988, a nova Constituição Brasileira.
►Estabelece uma série de direitos e responsabilidades, com relação a educação (ver quadro da pg. 148).


LDB e Atualidade
(ver pg. 150).


quarta-feira, 23 de março de 2011

A CHEGADA DOS JESUÍTAS NO BRASIL

Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549 juntamente com o primeiro governador-geral, Tome de Souza. Eram comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, e edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, que tinha apenas 21 anos. Irmão Vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.

O mais conhecido e talvez o mais atuante foi o padre José de Anchieta que tornou-se mestre-escola do Colégio de Piratininga; foi missionário em São Vicente, onde escreveu na areia os "Poemas à Virgem Maria" (De beata virgine Dei matre Maria), missionário em Piratininga, Rio de Janeiro e Espírito Santo; Provincial da Companhia de Jesus de 1579 a 1586 e reitor do Colégio do Espírito Santo. Além disso foi autor da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil.

No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e em 1570 já era composta por cinco escolas de instrução elementar: Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga, e três colégios: Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

Os jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar eles mantinham os cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Os que pretendiam seguir as profissões liberais iam estudar na Europa, na Universidade de Coimbra, em Portugal, a mais famosa no campo das ciências jurídicas e teológicas, e na Universidade de Montpellier, na França, a mais procurada na área da medicina.


Com o descobrimento do Brasil os índios ficaram à mercê dos interesses alienígenas: as cidades desejavam integrá-los ao processo colonizador; os jesuítas desejavam convertê-los ao cristianismo e aos valores europeus; os colonos estavam interessados em usá-los como escravos. Os jesuítas então pensaram em afastar os índios dos interesses dos colonizadores e criaram as missões no interior do território. Nestas Missões, os índios, além de passarem pelo processo de catequização, também são orientados ao trabalho agrícola, que garantiam aos jesuítas uma de suas fontes de renda.

As Missões acabaram por transformar os índios nômades em sedentários, o que contribuiu decisivamente para facilitar a captura deles pelos colonos, que conseguem, às vezes, capturar tribos inteiras nestas Missões.

Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.

Fonte: Pedagogia em Foco

unidade 3

TÓPICO 2
1 Caracterize a educação no período imperial.
R.: A resposta deve conter argumentos que caracterizem a educação no
do item 2 do tópico 2. Valorize as resposta que apontem para a educação elitista, pois essa era a principal característica da educação durante o período
imperial.
2 Faça um texto crítico problematizando a herança educacional do Império
Brasileiro.
R.: O(a) acadêmico(a) deverá elaborar um texto crítico que venha a problematizar a herança do império, para tanto ele deverá ler o item 6 do tópico 2.
3 Faça uma síntese a partir do texto proposto na Leitura Complementar.
R.: Esta questão tem por objetivo fazer com que o(a) acadêmico(a) leia a leitura complementar e tome conhecimento da realidade das escolas na época imperial.

TÓPICO 3´
R.: Verifique o item 3.2 do tópico III.
2 Faça uma síntese crítica do método educacional do pedagogo Paulo Freire.
R.: Verifique o item 4.1 do tópico III. 
3 Caracterize a educação brasileira durante o período populista 1945-1964.
R.: Os acadêmicos deverão fazer um texto crítico sobre o item 4 do tópico III.
4 Quais as principais mudanças, em nível educacional, no período da Ditadura
Militar? Qual a importância destas “mudanças” nos dias atuais?
R.: Verifique o item 5 do tópico 3.
1 O que mudou no Brasil com a Revolução de 1930?
TÓPICO 4
1 Faça uma síntese do item 4 (LDB e atualidade) deste tópico.
R.: Os acadêmicos deverão ler este item e fazer uma síntese. O(a)
 
R.: Verifique o item 4 do tópico 4.
2 Segundo a Carta Magna de 1988, art. 206, quais devem ser as bases da educação?


Todos estão de parabéns, pois as notas da ultima avaliação foram na grande maioria um sucesso, o que demonstra o interesse de vocês!

Agradeço as visitas, ótima quarta!!!


1 Quais eram as principais características da educação jesuítica? Argumente
e explique!
R.: A resposta deve conter elementos que caracterizem a educação jesuítica,
desde a sua imposição contra a Reforma Protestante até as suas fases de
aprimoramento no Brasil (A catequese e as missões).
2 Faça uma síntese da chamada fase heroica da educação jesuítica no
Brasil.
R.: A síntese elaborada pelo(a) acadêmico(a) deverá evidenciar as principais
características desta fase da educação jesuítica. O(a) professor(a)-tutor(a)
externo(a) deverá sortear alguns acadêmicos para que os mesmos façam a
leitura da síntese para o grande grupo.
3 Caracterize o

R.: Verifique o item 2.3 deste tópico.
4 Por que a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil? Argumente e
explique!
R.: Verifique o item 3 deste tópico.
5 Quais as principais mudanças ocorridas na educação no Brasil com a vinda
da Família Real Portuguesa, em 1808?
R.: Verifique o item 4 deste tópico.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aula do próximo dia 18.

Querida turma de pedagogia 0336 ,
Na aula do dia 18, farei explicações referentes aos conteúdos da Unidade 3. Após as explicações, faremos prova sem consulta da Unidade 2.
Bom estudo a todos!

sexta-feira, 11 de março de 2011

POSTANDO NOVAMENTE A UNIDADE 2

1 Por que o Imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano?
R.: Em 395 o imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano entre seus
filhos, Acádio e Honório, para facilitar a sua administração. Honório recebeu
a parte do Ocidente, com capital em Roma, e Acádio recebeu a parte do
Oriental, que teve como capital Constantinopla.
2 Apresente os principais aspectos que marcaram a educação Bizantina.
R.: Está presente na educação Bizantina a aceitação do Deus Cristão,
a participação dos rituais religiosos e a aceitação do Imperador como
representante de Deus sobre a Terra. Na educação Bizantina, destaca-se o
ensino superior e a escola monástica, enquanto que sobre os graus inferiores
de ensino se têm pouca informação.
Na educação Bizantina, destaca-se o ensino superior, a Universidade de
Constantinopla, que foi sempre um centro de estudos fecundos e, por assim

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
dizer, a viga mestra da tradição clássica.
A escola monástica era dominada por preocupações espirituais e
principalmente ascéticas. Em princípio, ela permanece fechada, reservada
aos jovens aspirantes à vida religiosa.

TÓPICO 2
1 Quem eram os bárbaros?
R.: Palavra de origem grega, que significa estrangeiros ou povos selvagens.
Para os romanos, eram povos que invadiram o seu território e que não falavam
o latim e o grego e nem seguiam as regras e normas estabelecidas pelo
Império. O principal povo Bárbaro eram os germânicos, que se subdividiam
em: Visigodos; Suevos; Lombardos; Ostrogodos; Anglos e Saxões; Francos;
Burgúndios; Vândalos.
2 Quais as principais contribuições da Escola Monacal para a Educação?
R.: O estudo nos mosteiros ocupava um papel preponderante. São Bento
(480-547), fundador da ordem dos beneditinos, determinou que cada religioso
deveria ter sete horas por dia de trabalho, que poderia ser manual ou literário.
Determinou, também, que cada religioso deveria dedicar de duas a cinco
horas de leitura por dia.
Os mosteiros eram praticamente as únicas instituições de ensino da época.
Eram os únicos centros de pesquisa, as únicas casas editoras para a
multiplicação dos livros, as únicas bibliotecas para a conservação do saber,
onde eram realizadas as cópias dos manuscritos, enfim, os mosteiros
preparavam os únicos sábios e estudiosos da época.
3 Apresente o projeto de desenvolvimento escolar elaborado pelo monge
Alcuíno.
R.: O monge Inglês Alcuíno de York é o diretor da escola instalada no próprio
palácio de Carlos Magno. A partir dali, Alcuíno elaborou um projeto de
desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico, estabelecendo
os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o
literário (gramática, retórica e dialética) e o
(aritmética, geometria, astronomia e música).
4 Apresente as principais características da Educação Patrística?
R.: A Patrística nasceu da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina
contra as heresias. Fundamentou-se no pensamento em Platão e esta visão
permaneceu predominante na filosofia e teologia cristãs até São Tomás de
Aquino (1227-1274).

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
trivium, ou ensinoquadrivium, ou ensino científico 
Agostinho distingue dois tipos de conhecimento: o que advém dos sentidos é
imperfeito, mutável; e o outro, que é o perfeito, conhecimento das essências
imutáveis. Todas estas ideias influenciavam a educação da época.
5 Apresente as principais características da Educação Escolástica.
R.: O nome é derivado da designação dos professores da época, conhecidos
como “
como o pensamento cristão europeu da Idade Média. De maneira geral, os
Escolásticos seguiam um método “constituído de várias etapas: a leitura
(
Para finalizar esta etapa, vale destacar que toda ação pedagógica estava
centrada em Deus e tinha como finalidade principal combater as heresias e
ser instrumento de salvação da alma.
6 Na sua opinião, até que ponto as concepções e ideais surgidos na Idade
Média influíram ou influem na educação atual?
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a).
O tópico pode servir como uma referência para o(a) acadêmico(a) embasar
a opinião pessoal, favorável ou não ao questionamento proposto.

TÓPICO 3
Scholastici”. De um modo geral, podemos definir a Escolásticalectio), o comentário (glosa), as questões (quaestio) e a discussão (disputatio)”.
1 Apresente os principais fatores que levaram ao fim da Idade Média e ao
início da Idade Moderna.
R.: O fim da Idade Média está relacionado com as grandes transformações
que ocorreram, principalmente, a partir do século XIII. Entre os fatores que
levaram o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, destacam-se:
ascensão das monarquias nacionais europeias; fortalecimento da autoridade
do rei; ampliação das culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano;
surgimento e fortalecimento da burguesia; descobrimentos marítimos; a
retomada da cultura greco-romana que tinha se enfraquecido durante o
Período Medieval. Entretanto, o fator principal que levou o fim da Idade
Média foi um forte declínio decorrente das crises econômicas, políticas e
religiosas, o que ocasionou a queda do feudalismo que não atendia mais as
necessidades da época.
2 O que foi o Renascimento?
R.: O Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização
cultural que se desenvolveu na Europa Ocidental nos séculos XV e XVI,

 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
que retorna a cultura greco-romana. O nome Renascimento simboliza a
revitalização do conhecimento e do progresso em contraposição ao da
mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a Idade Média. O
Renascimento é uma nova forma de ver o mundo, o ser humano, as artes, a
política e as ciências. Marca o início dos tempos modernos. Suas principais
características foram: antropocentrismo, humanismo, individualismo,
racionalismo, e experimentalismo.
3 Apresente as principais características do pensamento Medieval e
Moderno.
R.: As principais características do pensamento Medieval e Moderno são:
IDADE MÉDIA IDADE MODERNA
- Teocentrismo: um mundo centrado em Deus. - Antropocentrismo: um mundo centrado
no homem.
- Verdades reveladas: um mundo explicado
na fé.
- Racionalismo: um mundo explicado pelas
operações racionais.
- Coletivismo: um ideal de coletivismo fraternal
da cristandade.
- Individualismo: um mundo marcado pela
individualidade dos homens.
- Geocentrismo: a Terra era o centro do Universo.
- Heliocentrismo: o sol é o centro do Universo.
4 O que foi a Reforma e a Contrarreforma?
R.: A Reforma foi um movimento religioso e político que provocou a separação
da Igreja Protestante da Igreja Católica. Um dos motivos principais da
separação foi a venda de indulgências por parte da Igreja Católica.
A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante
de Martim Lutero, com o objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina
católica contra a ascensão dos Protestantes que estava avançando pela
Europa e conquistando cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas
pela Igreja, pode-se destacar: restabelecimento da Inquisição, a criação de
uma lista de livros proibidos (
Companhia de Jesus etc.
5 Destaque duas ideias que você considera importantes com relação ao
aparecimento dos colégios.
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a). Procure destacar os
seguintes aspectos:
• O aparecimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno
correlatado ao surgimento da nova imagem da infância e da família.
• A fim de proteger as crianças de “más influências”, propôs-se uma
hierarquia diferente, submetendo-as à severa disciplina, inclusive a castigos


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Índex), a fundação de seminários, a criação da
corporais.
• As universidades continuavam decadentes, impermeáveis às novidades.
Em 1452, ao se reestruturar a Universidade de Paris, a Faculdade de
Artes tornou-se propedêutica às outras três (filosofia, medicina e leis),
lançando-se, desse modo, a semente do curso colegial, o que favoreceu
a separação mais nítida dos graus secundário e superior.
6 Apresente os principais aspectos da Educação Jesuítica.
R.: Esta questão será retomada no tópico 1 da Unidade 3 deste Caderno de
Estudos, quando será abordado a Educação Jesuítica no Brasil. Entretanto,
procure destacar os seguintes pontos nesta questão:
• Ignácio de Loyola criou a Companhia de Jesus, conhecida como
“Jesuítas”.
• Os jesuítas desenvolveram as regras codificadas no
se aplicavam nos seguintes cursos:
filosofia e ciência) com duração de 3 anos; e
e ciências sagradas) com duração de 4 anos.
• Os jesuítas mostravam-se bastante exigentes, instauraram uma rígida
disciplina, recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a
memorização e estimulavam à competição entre indivíduos e as classes.

TÓPICO 4
Ratio Studiorum queStudia inferiora (letras humanas eStudia superiora (Tecnologia
1 Caracterize a educação burguesa.
R.: A educação burguesa é fruto das chamadas revoluções burguesas e do
próprio desenvolvimento do capitalismo, ela irá se impor contra a antiga ordem
do Absolutismo Monárquico. Suas principais características eram: educação
ao encargo do estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar;
nacionalismo, isto é, recusa do universalismo jesuítico; ênfase nas línguas
vernáculas, em detrimento do latim; orientação prática, voltada para as
ciências, técnicas e ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente
humanístico.
2 Faça uma síntese do “Emílio de Rousseau”.
R.: Nesta questão, incentive o(a) acadêmico(a) a elaborar um ou dois
parágrafos sobre a leitura complementar deste tópico, no qual já se encontra
na forma de síntese o “Emílio” de Rousseau. Esta questão tem por objetivo
fazer com que o(a) acadêmico(a) leia a leitura complementar e tome
conhecimento de um clássico da literatura sobre a educação.
3 Como deve ser um jardim de infância, segundo Froebel? Você concorda

 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
com esta(s) ideia(s)?
R.: Froebel é um dos mais importantes, senão o maior, de todos os
idealizadores de um sistema educacional para jardins de infância como os
conhecemos atualmente. A resposta deste item pode ser encontrada no
item 3.3 deste tópico, e o restante da questão é de cunho pessoal do(a)
acadêmico(a), respeitando as opiniões.

UNIDADE 2
TÓPICO 1

quinta-feira, 10 de março de 2011

Gabarito das Autoatividades

Queridos Alunos, como prometi, segue as respostas dos exercícios das unidades 1 e 2.
Lembrete: DIA 11/03 NÃO TEREMOS AULA.


UNIDADE 1
TÓPICO 1
1 Das afirmativas que seguem, assinale aquela que
Paleolítico:
R.: Como foi apresentado no tópico 1 da Unidade 1, a utilização do cobre
deu-se a partir da Idade dos Metais. Portanto, fica extremamente fácil
responder a questão, pois a única que não se refere ao Período Paleolítico
é a alternativa B.
2 Sobre a Idade dos Metais complete as lacunas com as palavras
adequadas.
a) Com o aparecimento das
social
b) Com a formação do
sociedade e controlar a força militar.
c) Com o início da mineração, o
de metal tais como: facas, lanças, machados, panelas, vasos, enxadas e
outros objetos.
d) Com a divisão social do trabalho, as
cada vez mais entre os membros da sociedade, surgindo trabalhadores
não se refere ao Períodoclasses sociais, desenvolveu-se a desigualdade, surgindo ricos e pobres, exploradores e explorados.Estado, organizou-se um governo para administrar aHomem começa a fabricar as ferramentasatividades foram sendo divididas
especializados
.
3 Estabeleça a diferença entre História e Pré-história.
R.: A Pré-história é o estudo das origens da humanidade e vai até o
aparecimento da escrita, enquanto que a história, propriamente dita,
compreende o período da invenção da escrita até os dias atuais.
4 A seguir é apresentada uma frases que está intimamente relacionada
com a História da Educação. Você terá que comentar esta frase que segue,
tendo como referência este tópico. Depois compartilhe as ideias com seus
colegas.
• A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos do jogo do
poder, por estar de fato envolvida na política.
R.: Esta questão leva em consideração a compreensão e interpretação de
cada acadêmico(a). Além de valorizar as diferentes opiniões e ideias dos
acadêmicos sobre esse assunto, procure destacar que:
O fato educativo não está presente na história como um fato isolado, mas
vinculado com as diversas orientações filosóficas, religiosas, sociais e
políticas que sobre ele tem difundido.
se manter no poder. A escola torna-se o aparelho ideológico do Estado
para obter o controle.
A Educação não é neutra, pois atende a interesses de grupos que querem
domínio político-econômico-social, e não forma um sujeito questionador
e participativo.
5 A partir da leitura complementar deste tópico, apresente, no mínimo, quatro
razões de se estudar História da Educação.
R.: As principais razões de se estudar história da Educação são:
• Para explicar que não há mudança sem história.
• Para pensar os indivíduos como produtores de história.
• Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
• Para cultivar um saudável ceticismo.
Na atualidade, muitas vezes, a educação é usada como instrumento de
TÓPICO 2
De acordo com este tópico, o objetivo da educação nos povos primitivos é
promover “o ajustamento da criança a seu ambiente físico e social por meio
da aquisição da experiência de gerações passadas”.
1 Na sua opinião, qual o objetivo da educação hoje? Você concorda com este
objetivo? Justifique.
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a
mesma deverá ser respondida com base em sua análise e trajetória na
educação, dando liberdade para a subjetividade e o exercício dialético do(a)
acadêmico(a).
2 Seria possível, hoje, utilizar o método da imitação? Por quê?
R.: Esta questão também deve ser livre e o(a) acadêmico(a) fará a reflexão
por si. Contudo, ele deve ser orientado a buscar observar o mundo cotidiano
e fazer referências aos educando de várias idades, principalmente crianças
em idade pré-escolar.
3 Na sua opinião, qual a importância de ser exemplo para as crianças?
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em suas experiências.
TÓPICO 3
Questão única – A partir da leitura deste tópico apresente as principais
características que marcaram a educação na Mesopotâmia e no Egito
antigo.
R.:
MESOPOTÂMIA
Os sumérios que ocuparam a região da Baixa Mesopotâmica desenvolveram
um sistema de escrita chamada cuneiforme, elaboraram leis, fundaram
bibliotecas, escolas e cidades-estados. Na Mesopotâmia, predominava
a educação doméstica, em que os saberes, crenças e habilidades
eram transmitidos de pai para filho. Após 1240 a.C., quando os assírios
conquistaram a Babilônia, foram criadas escolas públicas, com a intenção de
impor os valores dos conquistadores (observe que a educação não é neutra).
Também proliferaram ricas bibliotecas no interior dos templos, em que os
“livros” eram tabuletas ou cilindros gravados com caracteres cuneiformes e
versavam sobre os mais diversos assuntos.
EGITO ANTIGO
A exemplo dos sumérios, os egípcios desenvolveram um dos 1º sistemas
de escrita. Criaram sinais para representar coisas e objetos (pictogramas),
ou sugerir ideias (ideogramas). Posteriormente criaram sinais (letras) que
representavam sons (fonemas).
Poucos frequentavam as escolas. Elas não funcionavam em prédios
especialmente construídos para essa função, mas sim nos templos e em
algumas casas. Os mestres sentavam-se em uma esteira e os alunos ao
redor dele, muitas vezes ao ar livre, “sob uma figueira”, como atesta a
rica iconografia egípcia. Os textos eram aprendidos mediante a repetição
mnemônica, isto é, pela leitura em voz alta, em conjunto, para facilitar a
memorização.
Vale destacar a Educação Física, pois era destinada aos nobres e aos
guerreiros, inicialmente centrada na natação e com o tempo ampliado para
atividades de tiro com arco, corrida, caça, pesca.
TÓPICO 4
1 A educação homérica baseava-se em dois aspectos muito bem definidos,
que são: uma técnica, pela qual a criança é prepara e progressivamente
iniciada em determinado modo de vida, e uma ética, algo mais que uma
simples moral de preceitos: ideal da existência, um tipo ideal de homem.
Com base na leitura deste tópico, explique estes dois aspectos predominantes da
cultura homérica.
R.: Esta questão leva em consideração a compreensão e interpretação de
cada acadêmico(a). Além de valorizar as diferentes opiniões e ideias dos
acadêmicos sobre este assunto, procure destacar que:
O aspecto técnico compreende o manejo de armas, a prática - de esportes,
as artes musicais, o estudo da oratória e a prática nas diferentes situações
do mundo grego.
- A ética cavalheiresca trata-se de uma imagem idealizada de herói, que
luta por sua glória. “A ética homérica é uma ética da honra” (MARRON, 1990,
p. 29).
2 O que era a Educação Cavalheiresca para os gregos?
R.: Esta questão está relacionada com a questão anterior. Na Educação
Cavalheiresca, o saber não era importante como o treinamento militar; o
importante era o desejo apaixonado da glória sendo proclamado o melhor. O
homem grego não é verdadeiramente feliz senão quando se sente, quando
se afirma como o primeiro em sua categoria, distinto e superior.
3 Cite os principais aspectos da educação em Atenas.
R.: Ela continuou ainda com a educação pelo modo cavalheiresco de nobreza,
no sentido de alcançar uma ambição, reunindo assim em um só corpo a
beleza física e também moral em um indivíduo. Entretanto, “os atenienses
foram os primeiros gregos que abandonaram seu antigo costume de andarem
armados e, tendo despido a armadura de ferro, a adotar um gênero de vida
menos rude e mais civilizado” (MORROU, 1990, p. 66).
4 Como era a educação para os espartanos?
R.: O objetivo principal do Estado espartano era “fazer de seus cidadãos um
modelo ideal de soldado, bem treinado fisicamente, corajoso e totalmente
obediente às leis e às autoridades” (COTRIN, 2001, p. 48).
Até os sete anos as crianças cresciam no Gineceu, que era uma parte de
suas casas onde ficavam as mulheres. Contavam-se histórias inspiradas
na Mitologia. Foi neste modelo idealizado que se desenvolveu a pedagogia
espartana e grande parte da educação grega.
Para os meninos, a instrução começava aos sete anos, em casa e na escola.
Utilizavam um escravo especial, o Pedagogo, que era cuidadosamente
escolhido para orientá-lo. Já as meninas praticamente não saíam do Gineceu,
só em ocasiões muito especiais.
Dava-se ênfase a uma educação militar, principalmente na parte de Educação
Física, onde se fosse necessário, surravam os alunos, seriamente, a fim de
reforçar a disciplina.
5 Quais foram as principais contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles
para a história da Educação?
R.:
SÓCRATES
Desenvolve um método prático baseado no diálogo e no questionamento e
que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas
fases: a ironia e a maiêutica. A ironia seria a análise de definições concretas,
reconhecer nossa ignorância diante das definições que estamos buscando.
Só quando reconhecermos nossa ignorância é que estamos aptos a buscar
a verdade. A maiêutica consiste propriamente na busca da verdade, na
definição universal.
PLATÃO
Valorização dos métodos de debate e conversação, para alcançar o
conhecimento. Platão dizia que os alunos deveriam descobrir as coisas
superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar
para desenvolver um homem moral, dedicando seus esforços para o
desenvolvimento intelectual e físico. Destacava também que a educação para
as mulheres deveria ser a mesma aplicada para os homens.
ARISTÓTELES
Aristóteles pode ser considerado o criador do estudo da Lógica. Para ele,
suas conclusões eram verdadeiras, porque se podia chegar a ele através da
sua argumentação lógica.
TÓPICO 5
1 Segundo a lenda, como se deu a formação de Roma?
R.: Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de
Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados
no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram
criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade
natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade, que seria
Roma.
2 Explique o função da família na educação romana.
R.: A fundamental fonte de educação romana é a família, sendo que
o educador é o pai (conhecido como
importância destacada nos primeiros cuidados com seus filhos, sendo que
em Roma a mãe era mais considerada que na Grécia.
3 Com a propagação do Cristianismo e com o aumento do poder da Igreja
Católica, quais eram os objetivos de Roma com relação a educação? Cite-os
e explique-os.
R.: Roma tinha dois objetivos em mente: o de formar homens da igreja e o de
formar cavalheiros. Para o primeiro grupo, as sete artes liberais: a retórica,
a gramática, a música, a dialética, a aritmética, a geometria e a astronomia
eram indispensáveis. Ao segundo grupo, no entanto, estas artes não eram
inteiramente negadas, porém, eles eram mais exigidos quanto às práticas de
caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha, bem como
a escrita em verso, e, alguns dizem, a jogar xadrez.
4 A partir da Leitura Complementar deste tópico, responda: O que caracteriza
o declínio da educação romana?
R.: O que mais caracteriza a decadência da educação romana é o fato de
ela ter passado a se limitar à classe mais elevada. “A educação já não se
destina a ser a educação prática de todo o povo, mas o ornamento de uma
sociedade oca, superficial e geralmente corrupta; já não é um estádio de
desenvolvimento possível para o povo inteiro, ou para indivíduos de dada
categoria, mas a simples obtenção ou mesmo mera insígnia de distinção de
uma classe favorecida” (PILETTI; PILETTI, 2006. p. 47).
UNIDADE 2
TÓPICO 1
1 Por que o Imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano?
R.: Em 395 o imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano entre seus
filhos, Acádio e Honório, para facilitar a sua administração. Honório recebeu
a parte do Ocidente, com capital em Roma, e Acádio recebeu a parte do
Oriental, que teve como capital Constantinopla.
2 Apresente os principais aspectos que marcaram a educação Bizantina.
R.: Está presente na educação Bizantina a aceitação do Deus Cristão,
a participação dos rituais religiosos e a aceitação do Imperador como
representante de Deus sobre a Terra. Na educação Bizantina, destaca-se o
ensino superior e a escola monástica, enquanto que sobre os graus inferiores
de ensino se têm pouca informação.
Na educação Bizantina, destaca-se o ensino superior, a Universidade de
Constantinopla, que foi sempre um centro de estudos fecundos e, por assim dizer, a viga mestra da tradição clássica.
TÓPICO 2
1 Quem eram os bárbaros?
R.: Palavra de origem grega, que significa estrangeiros ou povos selvagens.
Para os romanos, eram povos que invadiram o seu território e que não falavam
o latim e o grego e nem seguiam as regras e normas estabelecidas pelo
Império. O principal povo Bárbaro eram os germânicos, que se subdividiam
em: Visigodos; Suevos; Lombardos; Ostrogodos; Anglos e Saxões; Francos;
Burgúndios; Vândalos.
2 Quais as principais contribuições da Escola Monacal para a Educação?
R.: O estudo nos mosteiros ocupava um papel preponderante. São Bento
(480-547), fundador da ordem dos beneditinos, determinou que cada religioso
deveria ter sete horas por dia de trabalho, que poderia ser manual ou literário.
Determinou, também, que cada religioso deveria dedicar de duas a cinco
horas de leitura por dia.
Os mosteiros eram praticamente as únicas instituições de ensino da época.
Eram os únicos centros de pesquisa, as únicas casas editoras para a
multiplicação dos livros, as únicas bibliotecas para a conservação do saber,
onde eram realizadas as cópias dos manuscritos, enfim, os mosteiros
preparavam os únicos sábios e estudiosos da época.
3 Apresente o projeto de desenvolvimento escolar elaborado pelo monge
Alcuíno.
R.: O monge Inglês Alcuíno de York é o diretor da escola instalada no próprio
palácio de Carlos Magno. A partir dali, Alcuíno elaborou um projeto de
desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico, estabelecendo
os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o
literário (gramática, retórica e dialética) e o
(aritmética, geometria, astronomia e música).
4 Apresente as principais características da Educação Patrística?
R.: A Patrística nasceu da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina
contra as heresias. Fundamentou-se no pensamento em Platão e esta visão
permaneceu predominante na filosofia e teologia cristãs até São Tomás de
Aquino (1227-1274).
Agostinho distingue dois tipos de conhecimento: o que advém dos sentidos é
imperfeito, mutável; e o outro, que é o perfeito, conhecimento das essências
imutáveis. Todas estas ideias influenciavam a educação da época.
5 Apresente as principais características da Educação Escolástica.
R.: O nome é derivado da designação dos professores da época, conhecidos
como “
como o pensamento cristão europeu da Idade Média. De maneira geral, os
Escolásticos seguiam um método “constituído de várias etapas: a leitura
(
Para finalizar esta etapa, vale destacar que toda ação pedagógica estava
centrada em Deus e tinha como finalidade principal combater as heresias e
ser instrumento de salvação da alma.
6 Na sua opinião, até que ponto as concepções e ideais surgidos na Idade
Média influíram ou influem na educação atual?
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a).
O tópico pode servir como uma referência para o(a) acadêmico(a) embasar
a opinião pessoal, favorável ou não ao questionamento proposto.
Scholastici”. De um modo geral, podemos definir a Escolásticalectio), o comentário (glosa), as questões (quaestio) e a discussão (disputatio)”.
TÓPICO 3
1 Apresente os principais fatores que levaram ao fim da Idade Média e ao
início da Idade Moderna.
R.: O fim da Idade Média está relacionado com as grandes transformações
que ocorreram, principalmente, a partir do século XIII. Entre os fatores que
levaram o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, destacam-se:
ascensão das monarquias nacionais europeias; fortalecimento da autoridade
do rei; ampliação das culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano;
surgimento e fortalecimento da burguesia; descobrimentos marítimos; a
retomada da cultura greco-romana que tinha se enfraquecido durante o
Período Medieval. Entretanto, o fator principal que levou o fim da Idade
Média foi um forte declínio decorrente das crises econômicas, políticas e
religiosas, o que ocasionou a queda do feudalismo que não atendia mais as
necessidades da época.
2 O que foi o Renascimento?
R.: O Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização
cultural que se desenvolveu na Europa Ocidental nos séculos XV e XVI,
IDADE MÉDIA IDADE MODERNA
- Teocentrismo: um mundo centrado em Deus. - Antropocentrismo: um mundo centrado
no homem.
- Verdades reveladas: um mundo explicado
na fé.
- Racionalismo: um mundo explicado pelas
operações racionais.
- Coletivismo: um ideal de coletivismo fraternal
da cristandade.
- Individualismo: um mundo marcado pela
individualidade dos homens.
- Geocentrismo: a Terra era o centro do Universo.
- Heliocentrismo: o sol é o centro do Universo.
4 O que foi a Reforma e a Contrarreforma?
R.: A Reforma foi um movimento religioso e político que provocou a separação
da Igreja Protestante da Igreja Católica. Um dos motivos principais da
separação foi a venda de indulgências por parte da Igreja Católica.
A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante
de Martim Lutero, com o objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina
católica contra a ascensão dos Protestantes que estava avançando pela
Europa e conquistando cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas
pela Igreja, pode-se destacar: restabelecimento da Inquisição, a criação de
uma lista de livros proibidos (
Companhia de Jesus etc.
5 Destaque duas ideias que você considera importantes com relação ao
aparecimento dos colégios.
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a). Procure destacar os
seguintes aspectos:
• O aparecimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno
correlatado ao surgimento da nova imagem da infância e da família.
• A fim de proteger as crianças de “más influências”, propôs-se uma
hierarquia diferente, submetendo-as à severa disciplina, inclusive a castigos Ratio Studiorum queStudia inferiora (letras humanas eStudia superiora (Tecnologia
TÓPICO 4
1 Caracterize a educação burguesa.
R.: A educação burguesa é fruto das chamadas revoluções burguesas e do
próprio desenvolvimento do capitalismo, ela irá se impor contra a antiga ordem
do Absolutismo Monárquico. Suas principais características eram: educação
ao encargo do estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar;
nacionalismo, isto é, recusa do universalismo jesuítico; ênfase nas línguas
vernáculas, em detrimento do latim; orientação prática, voltada para as
ciências, técnicas e ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente
humanístico.
2 Faça uma síntese do “Emílio de Rousseau”.
R.: Nesta questão, incentive o(a) acadêmico(a) a elaborar um ou dois
parágrafos sobre a leitura complementar deste tópico, no qual já se encontra
na forma de síntese o “Emílio” de Rousseau. Esta questão tem por objetivo
fazer com que o(a) acadêmico(a) leia a leitura complementar e tome
conhecimento de um clássico da literatura sobre a educação.
3 Como deve ser um jardim de infância, segundo Froebel? Você concorda
com esta(s) ideia(s)?
R.: Froebel é um dos mais importantes, senão o maior, de todos os
idealizadores de um sistema educacional para jardins de infância como os
conhecemos atualmente. A resposta deste item pode ser encontrada no
item 3.3 deste tópico, e o restante da questão é de cunho pessoal do(a)
acadêmico(a), respeitando as opiniões.
corporais.
• As universidades continuavam decadentes, impermeáveis às novidades.
Em 1452, ao se reestruturar a Universidade de Paris, a Faculdade de
Artes tornou-se propedêutica às outras três (filosofia, medicina e leis),
lançando-se, desse modo, a semente do curso colegial, o que favoreceu
a separação mais nítida dos graus secundário e superior.
6 Apresente os principais aspectos da Educação Jesuítica.
R.: Esta questão será retomada no tópico 1 da Unidade 3 deste Caderno de
Estudos, quando será abordado a Educação Jesuítica no Brasil. Entretanto,
procure destacar os seguintes pontos nesta questão:
• Ignácio de Loyola criou a Companhia de Jesus, conhecida como
“Jesuítas”.
• Os jesuítas desenvolveram as regras codificadas no
se aplicavam nos seguintes cursos:
filosofia e ciência) com duração de 3 anos; e
e ciências sagradas) com duração de 4 anos.
• Os jesuítas mostravam-se bastante exigentes, instauraram uma rígida
disciplina, recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a
memorização e estimulavam à competição entre indivíduos e as classes.
Índex), a fundação de seminários, a criação da
que retorna a cultura greco-romana. O nome Renascimento simboliza a
revitalização do conhecimento e do progresso em contraposição ao da
mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a Idade Média. O
Renascimento é uma nova forma de ver o mundo, o ser humano, as artes, a
política e as ciências. Marca o início dos tempos modernos. Suas principais
características foram: antropocentrismo, humanismo, individualismo,
racionalismo, e experimentalismo.
3 Apresente as principais características do pensamento Medieval e
Moderno.
R.: As principais características do pensamento Medieval e Moderno são:
trivium, ou ensinoquadrivium, ou ensino científico
A escola monástica era dominada por preocupações espirituais e
principalmente ascéticas. Em princípio, ela permanece fechada, reservada
aos jovens aspirantes à vida religiosa.
Pater Familias); a mãe tinha sua