quarta-feira, 23 de março de 2011

unidade 3

TÓPICO 2
1 Caracterize a educação no período imperial.
R.: A resposta deve conter argumentos que caracterizem a educação no
do item 2 do tópico 2. Valorize as resposta que apontem para a educação elitista, pois essa era a principal característica da educação durante o período
imperial.
2 Faça um texto crítico problematizando a herança educacional do Império
Brasileiro.
R.: O(a) acadêmico(a) deverá elaborar um texto crítico que venha a problematizar a herança do império, para tanto ele deverá ler o item 6 do tópico 2.
3 Faça uma síntese a partir do texto proposto na Leitura Complementar.
R.: Esta questão tem por objetivo fazer com que o(a) acadêmico(a) leia a leitura complementar e tome conhecimento da realidade das escolas na época imperial.

TÓPICO 3´
R.: Verifique o item 3.2 do tópico III.
2 Faça uma síntese crítica do método educacional do pedagogo Paulo Freire.
R.: Verifique o item 4.1 do tópico III. 
3 Caracterize a educação brasileira durante o período populista 1945-1964.
R.: Os acadêmicos deverão fazer um texto crítico sobre o item 4 do tópico III.
4 Quais as principais mudanças, em nível educacional, no período da Ditadura
Militar? Qual a importância destas “mudanças” nos dias atuais?
R.: Verifique o item 5 do tópico 3.
1 O que mudou no Brasil com a Revolução de 1930?
TÓPICO 4
1 Faça uma síntese do item 4 (LDB e atualidade) deste tópico.
R.: Os acadêmicos deverão ler este item e fazer uma síntese. O(a)
 
R.: Verifique o item 4 do tópico 4.
2 Segundo a Carta Magna de 1988, art. 206, quais devem ser as bases da educação?


Todos estão de parabéns, pois as notas da ultima avaliação foram na grande maioria um sucesso, o que demonstra o interesse de vocês!

Agradeço as visitas, ótima quarta!!!


1 Quais eram as principais características da educação jesuítica? Argumente
e explique!
R.: A resposta deve conter elementos que caracterizem a educação jesuítica,
desde a sua imposição contra a Reforma Protestante até as suas fases de
aprimoramento no Brasil (A catequese e as missões).
2 Faça uma síntese da chamada fase heroica da educação jesuítica no
Brasil.
R.: A síntese elaborada pelo(a) acadêmico(a) deverá evidenciar as principais
características desta fase da educação jesuítica. O(a) professor(a)-tutor(a)
externo(a) deverá sortear alguns acadêmicos para que os mesmos façam a
leitura da síntese para o grande grupo.
3 Caracterize o

R.: Verifique o item 2.3 deste tópico.
4 Por que a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil? Argumente e
explique!
R.: Verifique o item 3 deste tópico.
5 Quais as principais mudanças ocorridas na educação no Brasil com a vinda
da Família Real Portuguesa, em 1808?
R.: Verifique o item 4 deste tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário