quinta-feira, 24 de março de 2011

Um resumo para meus queridos alunos ; )

Educação no Primeiro e Segundo Império

►Ed. Elementar (primária) – Teve pouco incentivo do império. Os professores eram mal remunerados e não tinham formação adequada, não existiam espaços adequados nem material pedagógico.

►Ed. Secundária – Não era muito diferente do ensino elementar, tinha como objetivo preparar o aluno para o ensino superior, era necessário ter o ensino elementar para entrar no ensino secundário. As famílias abastadas possuíam tutores contratados. (verificar quadro da pg. 118)

►Ed. Superior – Para entrar no curso superior os jovens brasileiros deviam atravessar o Atlântico para dirigir-se as instituições européias, no Brasil não existiam cursos superiores, o que existiam eram seminários que formavam padres. Alguns cursos de direito, agricultura, mineralogia e engenharia militar. No período imperial não foram fundadas universidades, elas só surgiram no Brasil no século XX, pois até então só existiam cursos técnicos, como: enfermagem, costura, desenho, pedagogia etc.


A Educação e o contexto histórico do Brasil imperial
►Na época do período imperial a Ed. Primária e Secundária era de responsabilidade das províncias imperiais que possuíam poucos recursos e para piorar a situação eram instaladas nas capitais provinciais o que dificultava o acesso da maioria da população.


A Educação no período republicano
►Inicia-se com a proclamação da república em 1989 e estende-se até os dias de hoje.
►Os primeiros avanços direcionados a educação brasileira surgiram em 1934 com a homologação da segunda Constituição da República.


A primeira república e os desafios da educação
►Pouco se foi feito pela educação durante a primeira república.
►A luta entre o regime regular (que era regulamentado por decretos do poder executivo) e o regime de parcelados (sempre protelado por leis do legislativo), atendendo interesses particulares que pretendiam facilitar o acesso ao ensino superior.

►Governo federal é quem controlava e regulamentava o ingresso nos cursos superiores.
►Os estabelecimentos estaduais e particulares que seguissem as normas federais seriam equiparados ao colégio Dom Pedro II, com direito a ingressar nos cursos superiores sem novos exames.
►Os conteúdos ministrados tiveram redução de carga horária dedicada às Humanidades e aos Estudos Sociais dando prioridade a área das exatas e das ciências.


As mudanças educacionais promovidas pela revolução de 1930
►Primeira medida: cria o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação dos Estados. Com a criação do Ministério amplia o desenvolvimento da educação nacional objetivando melhorar a educação popular; desenvolver os instrumentos destinados a unificar, disciplinar e proporcionar a articulação e integração aos sistemas isolados estaduais; estabelecer os mecanismos destinados a promover o relacionamento federal com os diversos sistemas.
►Em 1932 um grupo de educadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, cujo objetivo era reconstrução da educação no Brasil (ver quadro da pg. 132).
A Constituição de 1934 foi a primeira a incluir um capitulo sobre a educação (quadro da pg. 133).


O nascimento da Universidade no Brasil
►A primeira universidade do Brasil nasceu em 1934, com a instalação da universidade de São Paulo.
►Com a criação do ensino universitário nasce uma massa critica, que em muitos momentos se volta contra o estado.


República Populista e a Educação – 1945/1964
►Foi uma época importante, ocorreram eleições diretas em todas as esferas da política (de vereador a Presidente da República).
►Foram os chamados “Anos Dourados”.
►Com o crescimento do PIB começa a construção de Brasília, a frase que resume esse período “Cinquenta anos em Cinco”.
►No campo educacional a participação popular avançou; a LDB, promulgada em 1961, foi discutida por 13 anos no Congresso Nacional (todas as outras leis foram impostas).
►Neste período destaca-se a educação popular especialmente a de alfabetização de adultos, destaque ao método de Paulo Freire.
►Com a carta constitucional de 1946, foi restabelecida a democracia no Brasil, a nova Constituição trouxe grandes mudanças na educação formal brasileira “[...] a educação como direito de todos, a escola primaria obrigatória...”
►Surgiram neste período diversas campanhas para aprimorar a educação no Brasil.
(ver quadro da pg. 137)


A Educação Popular – O Método de Paulo Freire
►O Programa Nacional de Alfabetização foi instituído em 1963, às vésperas da revolução de 1964.
►Esse programa tinha como suporte teórico o método de Paulo Freire, maior pedagogo da época.
►No dia 1º de abril de 1964, os militares tomaram o poder e abortaram o projeto. (pg. 138).

A Ditadura Militar e a Educação – 1964/1985
►Ocorreu a renúncia de Jânio Quadros em 1961.
►Ocorreram mudanças no sistema de governo (de 1961 – 1963), acelerou-se a inflação e a radicalização das posições políticas (ver quadro da pg. 139).
►O período da ditadura militar é o caráter anti democrático da educação, a proposta era manter a sociedade no seu imobilismo.


Redemocratização – Nova República (1985)
►Em 1984 ocorreram a campanha pelas diretas.


O Contexto da Educação na Nova República
►No início desta década enfraquece a ditadura militar. A sociedade exige o retorno da democracia.
►Em 1985 toma posse o primeiro governo civil.
►Com a morte de Tancredo Neves Assume José Sarney, que não propôs mudanças significativas ao povo brasileiro.
►As mudanças só se efetivaram em 1989, com as eleições diretas para presidência da República (ver quadro da pg. 146).


A Educação na Constituição de 1988
►É promulgada em 5 de outubro de 1988, a nova Constituição Brasileira.
►Estabelece uma série de direitos e responsabilidades, com relação a educação (ver quadro da pg. 148).


LDB e Atualidade
(ver pg. 150).


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