quinta-feira, 10 de março de 2011

Gabarito das Autoatividades

Queridos Alunos, como prometi, segue as respostas dos exercícios das unidades 1 e 2.
Lembrete: DIA 11/03 NÃO TEREMOS AULA.


UNIDADE 1
TÓPICO 1
1 Das afirmativas que seguem, assinale aquela que
Paleolítico:
R.: Como foi apresentado no tópico 1 da Unidade 1, a utilização do cobre
deu-se a partir da Idade dos Metais. Portanto, fica extremamente fácil
responder a questão, pois a única que não se refere ao Período Paleolítico
é a alternativa B.
2 Sobre a Idade dos Metais complete as lacunas com as palavras
adequadas.
a) Com o aparecimento das
social
b) Com a formação do
sociedade e controlar a força militar.
c) Com o início da mineração, o
de metal tais como: facas, lanças, machados, panelas, vasos, enxadas e
outros objetos.
d) Com a divisão social do trabalho, as
cada vez mais entre os membros da sociedade, surgindo trabalhadores
não se refere ao Períodoclasses sociais, desenvolveu-se a desigualdade, surgindo ricos e pobres, exploradores e explorados.Estado, organizou-se um governo para administrar aHomem começa a fabricar as ferramentasatividades foram sendo divididas
especializados
.
3 Estabeleça a diferença entre História e Pré-história.
R.: A Pré-história é o estudo das origens da humanidade e vai até o
aparecimento da escrita, enquanto que a história, propriamente dita,
compreende o período da invenção da escrita até os dias atuais.
4 A seguir é apresentada uma frases que está intimamente relacionada
com a História da Educação. Você terá que comentar esta frase que segue,
tendo como referência este tópico. Depois compartilhe as ideias com seus
colegas.
• A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos do jogo do
poder, por estar de fato envolvida na política.
R.: Esta questão leva em consideração a compreensão e interpretação de
cada acadêmico(a). Além de valorizar as diferentes opiniões e ideias dos
acadêmicos sobre esse assunto, procure destacar que:
O fato educativo não está presente na história como um fato isolado, mas
vinculado com as diversas orientações filosóficas, religiosas, sociais e
políticas que sobre ele tem difundido.
se manter no poder. A escola torna-se o aparelho ideológico do Estado
para obter o controle.
A Educação não é neutra, pois atende a interesses de grupos que querem
domínio político-econômico-social, e não forma um sujeito questionador
e participativo.
5 A partir da leitura complementar deste tópico, apresente, no mínimo, quatro
razões de se estudar História da Educação.
R.: As principais razões de se estudar história da Educação são:
• Para explicar que não há mudança sem história.
• Para pensar os indivíduos como produtores de história.
• Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
• Para cultivar um saudável ceticismo.
Na atualidade, muitas vezes, a educação é usada como instrumento de
TÓPICO 2
De acordo com este tópico, o objetivo da educação nos povos primitivos é
promover “o ajustamento da criança a seu ambiente físico e social por meio
da aquisição da experiência de gerações passadas”.
1 Na sua opinião, qual o objetivo da educação hoje? Você concorda com este
objetivo? Justifique.
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a
mesma deverá ser respondida com base em sua análise e trajetória na
educação, dando liberdade para a subjetividade e o exercício dialético do(a)
acadêmico(a).
2 Seria possível, hoje, utilizar o método da imitação? Por quê?
R.: Esta questão também deve ser livre e o(a) acadêmico(a) fará a reflexão
por si. Contudo, ele deve ser orientado a buscar observar o mundo cotidiano
e fazer referências aos educando de várias idades, principalmente crianças
em idade pré-escolar.
3 Na sua opinião, qual a importância de ser exemplo para as crianças?
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em suas experiências.
TÓPICO 3
Questão única – A partir da leitura deste tópico apresente as principais
características que marcaram a educação na Mesopotâmia e no Egito
antigo.
R.:
MESOPOTÂMIA
Os sumérios que ocuparam a região da Baixa Mesopotâmica desenvolveram
um sistema de escrita chamada cuneiforme, elaboraram leis, fundaram
bibliotecas, escolas e cidades-estados. Na Mesopotâmia, predominava
a educação doméstica, em que os saberes, crenças e habilidades
eram transmitidos de pai para filho. Após 1240 a.C., quando os assírios
conquistaram a Babilônia, foram criadas escolas públicas, com a intenção de
impor os valores dos conquistadores (observe que a educação não é neutra).
Também proliferaram ricas bibliotecas no interior dos templos, em que os
“livros” eram tabuletas ou cilindros gravados com caracteres cuneiformes e
versavam sobre os mais diversos assuntos.
EGITO ANTIGO
A exemplo dos sumérios, os egípcios desenvolveram um dos 1º sistemas
de escrita. Criaram sinais para representar coisas e objetos (pictogramas),
ou sugerir ideias (ideogramas). Posteriormente criaram sinais (letras) que
representavam sons (fonemas).
Poucos frequentavam as escolas. Elas não funcionavam em prédios
especialmente construídos para essa função, mas sim nos templos e em
algumas casas. Os mestres sentavam-se em uma esteira e os alunos ao
redor dele, muitas vezes ao ar livre, “sob uma figueira”, como atesta a
rica iconografia egípcia. Os textos eram aprendidos mediante a repetição
mnemônica, isto é, pela leitura em voz alta, em conjunto, para facilitar a
memorização.
Vale destacar a Educação Física, pois era destinada aos nobres e aos
guerreiros, inicialmente centrada na natação e com o tempo ampliado para
atividades de tiro com arco, corrida, caça, pesca.
TÓPICO 4
1 A educação homérica baseava-se em dois aspectos muito bem definidos,
que são: uma técnica, pela qual a criança é prepara e progressivamente
iniciada em determinado modo de vida, e uma ética, algo mais que uma
simples moral de preceitos: ideal da existência, um tipo ideal de homem.
Com base na leitura deste tópico, explique estes dois aspectos predominantes da
cultura homérica.
R.: Esta questão leva em consideração a compreensão e interpretação de
cada acadêmico(a). Além de valorizar as diferentes opiniões e ideias dos
acadêmicos sobre este assunto, procure destacar que:
O aspecto técnico compreende o manejo de armas, a prática - de esportes,
as artes musicais, o estudo da oratória e a prática nas diferentes situações
do mundo grego.
- A ética cavalheiresca trata-se de uma imagem idealizada de herói, que
luta por sua glória. “A ética homérica é uma ética da honra” (MARRON, 1990,
p. 29).
2 O que era a Educação Cavalheiresca para os gregos?
R.: Esta questão está relacionada com a questão anterior. Na Educação
Cavalheiresca, o saber não era importante como o treinamento militar; o
importante era o desejo apaixonado da glória sendo proclamado o melhor. O
homem grego não é verdadeiramente feliz senão quando se sente, quando
se afirma como o primeiro em sua categoria, distinto e superior.
3 Cite os principais aspectos da educação em Atenas.
R.: Ela continuou ainda com a educação pelo modo cavalheiresco de nobreza,
no sentido de alcançar uma ambição, reunindo assim em um só corpo a
beleza física e também moral em um indivíduo. Entretanto, “os atenienses
foram os primeiros gregos que abandonaram seu antigo costume de andarem
armados e, tendo despido a armadura de ferro, a adotar um gênero de vida
menos rude e mais civilizado” (MORROU, 1990, p. 66).
4 Como era a educação para os espartanos?
R.: O objetivo principal do Estado espartano era “fazer de seus cidadãos um
modelo ideal de soldado, bem treinado fisicamente, corajoso e totalmente
obediente às leis e às autoridades” (COTRIN, 2001, p. 48).
Até os sete anos as crianças cresciam no Gineceu, que era uma parte de
suas casas onde ficavam as mulheres. Contavam-se histórias inspiradas
na Mitologia. Foi neste modelo idealizado que se desenvolveu a pedagogia
espartana e grande parte da educação grega.
Para os meninos, a instrução começava aos sete anos, em casa e na escola.
Utilizavam um escravo especial, o Pedagogo, que era cuidadosamente
escolhido para orientá-lo. Já as meninas praticamente não saíam do Gineceu,
só em ocasiões muito especiais.
Dava-se ênfase a uma educação militar, principalmente na parte de Educação
Física, onde se fosse necessário, surravam os alunos, seriamente, a fim de
reforçar a disciplina.
5 Quais foram as principais contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles
para a história da Educação?
R.:
SÓCRATES
Desenvolve um método prático baseado no diálogo e no questionamento e
que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas
fases: a ironia e a maiêutica. A ironia seria a análise de definições concretas,
reconhecer nossa ignorância diante das definições que estamos buscando.
Só quando reconhecermos nossa ignorância é que estamos aptos a buscar
a verdade. A maiêutica consiste propriamente na busca da verdade, na
definição universal.
PLATÃO
Valorização dos métodos de debate e conversação, para alcançar o
conhecimento. Platão dizia que os alunos deveriam descobrir as coisas
superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar
para desenvolver um homem moral, dedicando seus esforços para o
desenvolvimento intelectual e físico. Destacava também que a educação para
as mulheres deveria ser a mesma aplicada para os homens.
ARISTÓTELES
Aristóteles pode ser considerado o criador do estudo da Lógica. Para ele,
suas conclusões eram verdadeiras, porque se podia chegar a ele através da
sua argumentação lógica.
TÓPICO 5
1 Segundo a lenda, como se deu a formação de Roma?
R.: Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de
Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados
no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram
criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade
natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade, que seria
Roma.
2 Explique o função da família na educação romana.
R.: A fundamental fonte de educação romana é a família, sendo que
o educador é o pai (conhecido como
importância destacada nos primeiros cuidados com seus filhos, sendo que
em Roma a mãe era mais considerada que na Grécia.
3 Com a propagação do Cristianismo e com o aumento do poder da Igreja
Católica, quais eram os objetivos de Roma com relação a educação? Cite-os
e explique-os.
R.: Roma tinha dois objetivos em mente: o de formar homens da igreja e o de
formar cavalheiros. Para o primeiro grupo, as sete artes liberais: a retórica,
a gramática, a música, a dialética, a aritmética, a geometria e a astronomia
eram indispensáveis. Ao segundo grupo, no entanto, estas artes não eram
inteiramente negadas, porém, eles eram mais exigidos quanto às práticas de
caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha, bem como
a escrita em verso, e, alguns dizem, a jogar xadrez.
4 A partir da Leitura Complementar deste tópico, responda: O que caracteriza
o declínio da educação romana?
R.: O que mais caracteriza a decadência da educação romana é o fato de
ela ter passado a se limitar à classe mais elevada. “A educação já não se
destina a ser a educação prática de todo o povo, mas o ornamento de uma
sociedade oca, superficial e geralmente corrupta; já não é um estádio de
desenvolvimento possível para o povo inteiro, ou para indivíduos de dada
categoria, mas a simples obtenção ou mesmo mera insígnia de distinção de
uma classe favorecida” (PILETTI; PILETTI, 2006. p. 47).
UNIDADE 2
TÓPICO 1
1 Por que o Imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano?
R.: Em 395 o imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano entre seus
filhos, Acádio e Honório, para facilitar a sua administração. Honório recebeu
a parte do Ocidente, com capital em Roma, e Acádio recebeu a parte do
Oriental, que teve como capital Constantinopla.
2 Apresente os principais aspectos que marcaram a educação Bizantina.
R.: Está presente na educação Bizantina a aceitação do Deus Cristão,
a participação dos rituais religiosos e a aceitação do Imperador como
representante de Deus sobre a Terra. Na educação Bizantina, destaca-se o
ensino superior e a escola monástica, enquanto que sobre os graus inferiores
de ensino se têm pouca informação.
Na educação Bizantina, destaca-se o ensino superior, a Universidade de
Constantinopla, que foi sempre um centro de estudos fecundos e, por assim dizer, a viga mestra da tradição clássica.
TÓPICO 2
1 Quem eram os bárbaros?
R.: Palavra de origem grega, que significa estrangeiros ou povos selvagens.
Para os romanos, eram povos que invadiram o seu território e que não falavam
o latim e o grego e nem seguiam as regras e normas estabelecidas pelo
Império. O principal povo Bárbaro eram os germânicos, que se subdividiam
em: Visigodos; Suevos; Lombardos; Ostrogodos; Anglos e Saxões; Francos;
Burgúndios; Vândalos.
2 Quais as principais contribuições da Escola Monacal para a Educação?
R.: O estudo nos mosteiros ocupava um papel preponderante. São Bento
(480-547), fundador da ordem dos beneditinos, determinou que cada religioso
deveria ter sete horas por dia de trabalho, que poderia ser manual ou literário.
Determinou, também, que cada religioso deveria dedicar de duas a cinco
horas de leitura por dia.
Os mosteiros eram praticamente as únicas instituições de ensino da época.
Eram os únicos centros de pesquisa, as únicas casas editoras para a
multiplicação dos livros, as únicas bibliotecas para a conservação do saber,
onde eram realizadas as cópias dos manuscritos, enfim, os mosteiros
preparavam os únicos sábios e estudiosos da época.
3 Apresente o projeto de desenvolvimento escolar elaborado pelo monge
Alcuíno.
R.: O monge Inglês Alcuíno de York é o diretor da escola instalada no próprio
palácio de Carlos Magno. A partir dali, Alcuíno elaborou um projeto de
desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico, estabelecendo
os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o
literário (gramática, retórica e dialética) e o
(aritmética, geometria, astronomia e música).
4 Apresente as principais características da Educação Patrística?
R.: A Patrística nasceu da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina
contra as heresias. Fundamentou-se no pensamento em Platão e esta visão
permaneceu predominante na filosofia e teologia cristãs até São Tomás de
Aquino (1227-1274).
Agostinho distingue dois tipos de conhecimento: o que advém dos sentidos é
imperfeito, mutável; e o outro, que é o perfeito, conhecimento das essências
imutáveis. Todas estas ideias influenciavam a educação da época.
5 Apresente as principais características da Educação Escolástica.
R.: O nome é derivado da designação dos professores da época, conhecidos
como “
como o pensamento cristão europeu da Idade Média. De maneira geral, os
Escolásticos seguiam um método “constituído de várias etapas: a leitura
(
Para finalizar esta etapa, vale destacar que toda ação pedagógica estava
centrada em Deus e tinha como finalidade principal combater as heresias e
ser instrumento de salvação da alma.
6 Na sua opinião, até que ponto as concepções e ideais surgidos na Idade
Média influíram ou influem na educação atual?
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a).
O tópico pode servir como uma referência para o(a) acadêmico(a) embasar
a opinião pessoal, favorável ou não ao questionamento proposto.
Scholastici”. De um modo geral, podemos definir a Escolásticalectio), o comentário (glosa), as questões (quaestio) e a discussão (disputatio)”.
TÓPICO 3
1 Apresente os principais fatores que levaram ao fim da Idade Média e ao
início da Idade Moderna.
R.: O fim da Idade Média está relacionado com as grandes transformações
que ocorreram, principalmente, a partir do século XIII. Entre os fatores que
levaram o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, destacam-se:
ascensão das monarquias nacionais europeias; fortalecimento da autoridade
do rei; ampliação das culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano;
surgimento e fortalecimento da burguesia; descobrimentos marítimos; a
retomada da cultura greco-romana que tinha se enfraquecido durante o
Período Medieval. Entretanto, o fator principal que levou o fim da Idade
Média foi um forte declínio decorrente das crises econômicas, políticas e
religiosas, o que ocasionou a queda do feudalismo que não atendia mais as
necessidades da época.
2 O que foi o Renascimento?
R.: O Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização
cultural que se desenvolveu na Europa Ocidental nos séculos XV e XVI,
IDADE MÉDIA IDADE MODERNA
- Teocentrismo: um mundo centrado em Deus. - Antropocentrismo: um mundo centrado
no homem.
- Verdades reveladas: um mundo explicado
na fé.
- Racionalismo: um mundo explicado pelas
operações racionais.
- Coletivismo: um ideal de coletivismo fraternal
da cristandade.
- Individualismo: um mundo marcado pela
individualidade dos homens.
- Geocentrismo: a Terra era o centro do Universo.
- Heliocentrismo: o sol é o centro do Universo.
4 O que foi a Reforma e a Contrarreforma?
R.: A Reforma foi um movimento religioso e político que provocou a separação
da Igreja Protestante da Igreja Católica. Um dos motivos principais da
separação foi a venda de indulgências por parte da Igreja Católica.
A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante
de Martim Lutero, com o objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina
católica contra a ascensão dos Protestantes que estava avançando pela
Europa e conquistando cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas
pela Igreja, pode-se destacar: restabelecimento da Inquisição, a criação de
uma lista de livros proibidos (
Companhia de Jesus etc.
5 Destaque duas ideias que você considera importantes com relação ao
aparecimento dos colégios.
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a). Procure destacar os
seguintes aspectos:
• O aparecimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno
correlatado ao surgimento da nova imagem da infância e da família.
• A fim de proteger as crianças de “más influências”, propôs-se uma
hierarquia diferente, submetendo-as à severa disciplina, inclusive a castigos Ratio Studiorum queStudia inferiora (letras humanas eStudia superiora (Tecnologia
TÓPICO 4
1 Caracterize a educação burguesa.
R.: A educação burguesa é fruto das chamadas revoluções burguesas e do
próprio desenvolvimento do capitalismo, ela irá se impor contra a antiga ordem
do Absolutismo Monárquico. Suas principais características eram: educação
ao encargo do estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar;
nacionalismo, isto é, recusa do universalismo jesuítico; ênfase nas línguas
vernáculas, em detrimento do latim; orientação prática, voltada para as
ciências, técnicas e ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente
humanístico.
2 Faça uma síntese do “Emílio de Rousseau”.
R.: Nesta questão, incentive o(a) acadêmico(a) a elaborar um ou dois
parágrafos sobre a leitura complementar deste tópico, no qual já se encontra
na forma de síntese o “Emílio” de Rousseau. Esta questão tem por objetivo
fazer com que o(a) acadêmico(a) leia a leitura complementar e tome
conhecimento de um clássico da literatura sobre a educação.
3 Como deve ser um jardim de infância, segundo Froebel? Você concorda
com esta(s) ideia(s)?
R.: Froebel é um dos mais importantes, senão o maior, de todos os
idealizadores de um sistema educacional para jardins de infância como os
conhecemos atualmente. A resposta deste item pode ser encontrada no
item 3.3 deste tópico, e o restante da questão é de cunho pessoal do(a)
acadêmico(a), respeitando as opiniões.
corporais.
• As universidades continuavam decadentes, impermeáveis às novidades.
Em 1452, ao se reestruturar a Universidade de Paris, a Faculdade de
Artes tornou-se propedêutica às outras três (filosofia, medicina e leis),
lançando-se, desse modo, a semente do curso colegial, o que favoreceu
a separação mais nítida dos graus secundário e superior.
6 Apresente os principais aspectos da Educação Jesuítica.
R.: Esta questão será retomada no tópico 1 da Unidade 3 deste Caderno de
Estudos, quando será abordado a Educação Jesuítica no Brasil. Entretanto,
procure destacar os seguintes pontos nesta questão:
• Ignácio de Loyola criou a Companhia de Jesus, conhecida como
“Jesuítas”.
• Os jesuítas desenvolveram as regras codificadas no
se aplicavam nos seguintes cursos:
filosofia e ciência) com duração de 3 anos; e
e ciências sagradas) com duração de 4 anos.
• Os jesuítas mostravam-se bastante exigentes, instauraram uma rígida
disciplina, recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a
memorização e estimulavam à competição entre indivíduos e as classes.
Índex), a fundação de seminários, a criação da
que retorna a cultura greco-romana. O nome Renascimento simboliza a
revitalização do conhecimento e do progresso em contraposição ao da
mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a Idade Média. O
Renascimento é uma nova forma de ver o mundo, o ser humano, as artes, a
política e as ciências. Marca o início dos tempos modernos. Suas principais
características foram: antropocentrismo, humanismo, individualismo,
racionalismo, e experimentalismo.
3 Apresente as principais características do pensamento Medieval e
Moderno.
R.: As principais características do pensamento Medieval e Moderno são:
trivium, ou ensinoquadrivium, ou ensino científico
A escola monástica era dominada por preocupações espirituais e
principalmente ascéticas. Em princípio, ela permanece fechada, reservada
aos jovens aspirantes à vida religiosa.
Pater Familias); a mãe tinha sua

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